"Deus só ajuda a quem se esforça, Deus só dá graças a quem trabalha e Deus nega a sua bênção aos que somente esperam obter benefícios sem se empenharem na construção de si mesmos, na realização do seu ideal, do seu objectivo." Estas são as palavras do grande Xanana Gusmão, guerreiro que lutou pela sua pátria e que alcançou a liberdade quer interior quer para todo o seu povo. Que bonito ideal.
Na minha opinião todos os seres humanos têm uma missão, um propósito, a que devem cumprir. Nem sempre este propósito é fácil de cumprir mas a verdade é que o que importa não é o destino, não é o objectivo em si, mas todo o caminho percorrido, todos os obstáculos ultrapassados e todas as lições de vida adquiridas. Isso sim é o mais importante.
Eu próprio tenho as minhas visões sobre a sociedade, sobre a forma de estar no mundo.
Sou Português, não por ter nascido em Portugal, mas por compartilhar as convicções, os ideais e os objectivos pelos quais os nossos antepassados lutaram.
Defendo a cultura, as artes e o conhecimento pois só através destes elementos é que atingimos a realização pessoal e a própria felicidade.
Considero ainda que a sociedade exerce uma grande influência nas pessoas, mas as pessoas devem exercer na sociedade o seu papel, seja na ajuda aos mais carenciados, no exercício pleno da cidadania, na preocupação com os assuntos do país e da fé, na sinceridade dos laços afectivos, na perseverança no trabalho, na transmissão constante de paz de espírito e de alegria por tudo o que se faz, entre outros. Só assim é possível marcar positivamente a sociedade.